Mulher idosa na menopausa | INA - Saúde da mulher

É comum mulheres após os 40 anos já começarem a pensar na menopausa. Quando vai começar? Será que vou sentir os sintomas? Vou precisar de reposição hormonal?

Primeiramente, devemos romper o preconceito sobre o tema. A menopausa é uma fase inerente a TODAS as mulheres. Vai chegar para todas nós. Por isso, é preciso reconhecer os seus sintomas e encará-la com naturalidade, sem estigmas.

O nome menopausa refere-se à última menstruação da mulher, que geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos. Inicia-se nesse período um conjunto de mudanças provocadas pela diminuição da produção do
estrogênio, importante hormônio feminino; o período de mudanças é chamado de climatério, apenas 1 ano após a última menstruação podemos afirmar que a mulher entrou na menopausa. Dentro dessas mudanças, podem surgir sintomas como: ondas de calor, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios do sono, depressão, irritabilidade, irregularidade menstrual (para mais ou para menos), diminuição da libido, entre tantas outras.

Essa fase não precisa ser marcada por inseguranças e desconfortos. Converse com sua Ginecologista sobre os seus sintomas e receios e sobre a real necessidade de alguma reposição hormonal ou outros tratamentos. A indicação dependerá de alguns fatores específicos de cada mulher e que precisam ser discutidos entre o profissional e a paciente.

INA - Saúde da Mulher |INA ebook - Da vulva à mente: Como seu corpo se conecta

Novo e-Book do INA

Da Vulva à Mente: Como o seu corpo se conecta

Deixe seu contato para para realizar o download gratuito!